A mobilização social é um vigoroso instrumento de defesa de direitos e poderoso para pressionar os Poderes no exercício de seus deveres, obrigações, finalidade pública, observância da supremacia do interesse público, zelo dos recursos públicos e gestão voltada à qualidade de vida do povo. Não existe um futuro promissor para uma nação de cidadãos servis e acomodados que entrega o poder aos legisladores permissivos, a uma justiça leniente e aos governantes negligentes, perdulários e ambiciosos que cobram impostos abusivos, desperdiçam dinheiro público, sonegam saúde, submetem a educação, estimulam a violência, tratam o povo com descaso e favorecem a impunidade dos criminosos.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

OBRAS DA COPA - FISCALIZAÇÃO VIRTUAL

Câmeras acompanharão obras da Copa na Capital. Moradores poderão conferir em fotos e vídeos o andamento dos sete projetos previstos em site - JULIANA BUBLITZ, ZERO HORA 27/10/2011

A população de Porto Alegre ganhou uma nova ferramenta para acompanhar e fiscalizar o andamento das sete obras de mobilidade urbana previstas para a Copa do Mundo de 2014. Desde ontem, está no ar o site www.transparencianacopa.com.br, onde já é possível saber detalhes sobre cada um dos projetos, ver fotos e vídeos atualizados, onde os trabalhos já estão em andamento e até mesmo observar os operários em ação, ao vivo e em cores.

Batizado de Transparência na Copa, o portal foi lançado ontem pela manhã, em um ato público comandado pelo prefeito José Fortunati no auditório do Ministério Público. A intenção, segundo ele, é tornar todas as informações acessíveis aos cidadãos e garantir que todo o processo correrá dentro da legalidade.

– Queremos que as pessoas possam ver com os próprios olhos, pelo site, o que está acontecendo, sem interferências – explicou Fortunati.

Desde já, quem acessa o endereço virtual encontra uma câmera ligada 24 horas por dia na área da duplicação da Avenida Beira-Rio e das obras da Padre Cacique. Nas demais, por enquanto, é possível apenas visualizar fotografias, mapas com a localização exata e croquis – como no caso do novo viaduto da rodoviária e da duplicação da Rua Voluntários da Pátria. Também já constam na página dados sobre cronogramas e custos. A ideia é que o portal seja incrementado à medida que os projetos avancem.

A iniciativa confirma uma tradição na Capital, chancelada por um levantamento divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Segundo a pesquisa, que envolveu todos os sites de prefeituras e câmaras gaúchas, Porto Alegre conta com os portais mais transparentes entre os poderes legislativos e executivos municipais.

Fortunati também entregou os projetos das sete obras selecionadas aos representantes da Rede de Controle da Gestão Pública, que tem por objetivo fiscalizar cada uma das propostas. Eles poderão analisar os documentos antes que os editais sejam publicados, na segunda-feira.

Nenhum comentário: