A mobilização social é um vigoroso instrumento de defesa de direitos e poderoso para pressionar os Poderes no exercício de seus deveres, obrigações, finalidade pública, observância da supremacia do interesse público, zelo dos recursos públicos e gestão voltada à qualidade de vida do povo. Não existe um futuro promissor para uma nação de cidadãos servis e acomodados que entrega o poder aos legisladores permissivos, a uma justiça leniente e aos governantes negligentes, perdulários e ambiciosos que cobram impostos abusivos, desperdiçam dinheiro público, sonegam saúde, submetem a educação, estimulam a violência, tratam o povo com descaso e favorecem a impunidade dos criminosos.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

OCUPE WALL STREET

BEATRIZ FAGUNDES, REDE PAMPA, O SUL, Porto Alegre, Quarta-feira, 12 de Outubro de 2011.

Hoje, o Sindicato Internacional dos Empregados nos Serviços promoverá uma passeata no bairro financeiro de Nova York, pedindo melhores empregos.

"Os banqueiros foram resgatados, nós fomos vendidos", e "Ei, bilionários, paguem a sua parte", repetiram os mais de 450 manifestantes pelas ruas do Upper East Side, em Nova York, observados por policiais superequipados. Segundo a agência de notícias Reuters, o movimento Ocupe Wall Street levou na terça-feira seus protestos às casas de executivos de Nova York, no "Tour dos Bilionários", passando pelas residências de gente como o magnata da mídia Rupert Murdoch; Jamie Dimon, do JPMorgan Chase, e outros banqueiros ricos. Hoje, o Sindicato Internacional dos Empregados nos Serviços promoverá uma passeata no bairro financeiro de Nova York, pedindo melhores empregos.

Celebridades como o rapper Kanye West, a atriz Susan Sarandon, o cineasta Michael Moore, o produtor Russell Simmons, o ator Tim Robbins e o ativista Al Sharpton já visitaram o acampamento dos "indignados". Em Washington, seis pessoas foram presas em um protesto com cerca de cem participantes em um prédio administrativo do Senado, segundo policiais e manifestantes.

Em Boston, na madrugada de ontem, centenas de policiais com equipamento completo antidistúrbios atacaram brutalmente o "Ocupe Boston", segundo registros de "indignados" em um comunicado à imprensa, acrescentando que as autoridades "não fizeram distinção entre manifestantes, médicos e observadores". Os participantes se queixam do que consideram ser um fosso inaceitável entre a renda de ricos e pobres.

Eles também reclamam do socorro financeiro dado às instituições de Wall Street em 2008 e dizem que o governo ajudou os bancos enquanto os norte-americanos em geral sofrem com o elevado desemprego e a insegurança no trabalho. A polícia de Boston prendeu 129 manifestantes, depois de o grupo ampliar seu acampamento. "A desobediência civil não será tolerada", disse o prefeito Thomas Menino ao canal Fox News.

Estas manifestações populares, aparentemente tratadas com total rigor pelos órgãos repressivos de Estado, as quais já contabilizam mais de uma centena de presos, remetem a uma curiosa e até hoje inexplicável, e jamais desmentida, informação veiculada via internet, sem repercussão na mídia cotidiana. Segundo vários sites, ao que parece, o governo dos EUA estariam se preparando para algum tipo de cataclismo de proporções Bíblicas.

A Fema (Agência Federal de Gerenciamento de Emergências) preparou um lote de 500 mil caixões e os estocou no Estado da Geórgia, perto de Atlanta. Várias dessas estruturas enormes lacradas vedadas ao público, instalações de segurança máxima, teriam sido construídas com verba da Fema, e distantes das grandes cidades. Quando questionado, o governo se nega a declarar qualquer coisa sobre as estruturas. Cada um desses "centros" ou "campos de concentração", como foi apelidado, tem espaço para 40 mil pessoas. Para piorar ainda mais, cada um desses "centros" tem um perímetro de segurança em sua volta. É o mesmo projeto em todos os lugares. Pode ser teoria da conspiração, mas que é no mínimo estranho isso é. A conferir!

Nenhum comentário: